sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ego . . . não tiremos as arestas e veremos os estragos que ele faz!

O Ego, esse gajo que nos lixa a cabeça quando não é posto lá em cima e nos deixa cabisbaixos durante um bocadinho para nos dizer a famosa e lendária "I told you. . . .".
"Ah, sacana!
Ego pah!!!
Não podias ser um bocadinho mais meigo comigo???
Eu também sou uma moçoila sensível!
- É a paga por não me dares alimento em condições!
Metes-te com merda e depois queres que eu te trate com todo o respeito!
- Bolas pah!
Mas tinhas mesmo que ser assim???
- Já te disse!
Eu gosto de qualidade pah, sou um gajo exigente!
Tu volta e meia perdes-te com coisas sem conteúdo e depois queixas-te!
- Eu???
Eu não me meti com ninguém!!!
As pessoas estavam ali e eu também!
Não tenho a culpa!!!
- Nunca tens . . . és uma santinha . . . tens é o pau oco . . .
Já vi muitas santinhas como tu virarem franguinho no espeto ou leitãozinho de maçã lá no sim senhor!
- Ao menos sê mais delicado!!!
Eu sou uma senhora!
- És és . . .
Quer que lhe estenda uma passadeira vermelha a todo o rol de asneiradas que faz à sua vida e as desfile sujando a que ainda me resta?
Sabe quantas passadeiras vermelhas já mandei para o lixo à pala das suas investidas inglórias?
Se quiser mando-lhe a conta para casa . . . ou melhor . . . mando-as para lavar, sempre podiam ser reutilizadas como passadeiras vintage, passadeiras com história . . . e histórias . . . ui!
- Mas se não for eu a ir buscar algum alimento para ti passas fominha, rapas frio que te fartas e levas toda a gente para a depressão inclusive a mim!
Já viste que eu me sacrifico por ti para andares todo bem alimentadinho, para que não te falte nada?
Não percebo por que te queixas!
Desculpa lá se falhei no alvo!
Mas agora, desculpa lá, estás aí com bostas de moral para cima de mim, mas o culpado disto tudo és tu!!!
Tu é que andas a levar-me para a desgraça, não sou eu!!!
- Eu apenas te peço uns pequenos miminhos . . .
- Miminhos, é?
 Estás mas é muito mal habituado, estás a tornar-te muito exigente!
-Exigente não, requintado. Requintado minha cara, requintado!
- Mas julgas que encontras por aí muitos requintes???
Achas que andam aí acepipes de altíssima qualidade para deliciar os teus apetites?
Temos pena!
Vê se cresces um pouco mais, porque já não estou para ser a mamã que providencia logo de imediato o que o bebé quer, se não o menino faz uma birra daquelas que dá para ouvir na psiquiatria do hospital de gente menos lúcida!
Não meu menino. Seja mais comedido e paciente ou acontece-lhe estes dissabores. Eu já não tenho paciência para aturar as suas lamurias!
- Autch!!! Essa doeu!
Filho da mãe, não me deu o que eu queria!!!
Mas quem ele pensa que é para me ignorar e não me dar o que eu queria???
Brinquedo não tem vontade!!!
Brinquedo é e será sempre brinquedo!
- Mas não é assim que se levam chapeladas?
Pensar que as pessoas são brinquedos?
Ah, pois é, meu caro!
Brinca, mas não brinques sozinho ou queimas-te e sais ardido.
Julgas-te muito esperto, és um convencido e depois fazes figuras de parvo.
Olha, eu não gostei nada de ver!
Bolas pah, podes brilhar, mas não por aí.
O rapaz é assim, é como é e tu és colossal!
Querias o quê?
Pensas que sabes mais que os outros, depois levas um chimbalau que até dá pena de ver. O que vale é que já tenho um bom serviço de limpeza para limpar e consertar os estragos!
- Humm!
- Vá, desamua lá!
Da próxima vez já sabes, ninguém é brinquedo de ninguém, mesmo que os Egos cagões se julguem os maiores e os mais irresistíveis, mas são apenas eles que se julgam assim!
Mas aproveita este momento que te foi oferecido de graça e aprenderes alguma coisa, porque da próxima vai ser pior se não aprenderes desta!
Estou-te a avisar . . .
Vá, não fiques assim. Isso faz parte do crescimento. Preguiçaste durante muito tempo. Não deste oportunidades a ti mesmo de te transformares, ou não te deixaram, eu sei, mas já viste a sorte que tiveste em estares comigo?
Ao menos não valorizo o que tens de sórdido, não ignoro, mas desvalorizo ao máximo o que em ti não tem mesmo o menor valor, não alimento as tuas frivolidades, antes sim, o que mais alegria e divertimento me dá, sim, porque também sabes ser imponente no que mais me orgulho que o sejas. Em nome da verdade se diga que também estás presente e mimas quando eu preciso de miminho, também me preenches com o que tens ao teu alcance quando eu preciso, seja muito ou pouco, seja o que for, mas dás de boa vontade e isso é mais importante para mim.
Estás a ver, também te reconheço qualidades!
Fazemos o seguinte, nem vossa mercê me deita sobre mim o espólio de frustrações, nem eu sujo mais as suas passadeiras vermelhas com os meus dramas.
- A ver vamos . . . vou deitar-me sobre o assunto . . ."
O Ego tem destas coisas, pode ser o nosso maior aliado, como tornar-se num menino mimado a chorar por mais e mais mesmo que nos leve para o engodo. Pode ser, nuns momentos, um monstro que se transforma numa formiga inofensiva, para a seguir voltar às suas dimensões mais aterradoras. É aquela coisa que está ali, coitado, tolhido a um canto, enquanto não é insuflado e depois . . . medo . . . muito medo!
Não tiremos as arestas ao ego, não o eduquemos e veremos os estragos que ele faz . . .


Sem comentários:

Enviar um comentário