sexta-feira, 20 de março de 2015

Labirintos

Às vezes entramos numa estrada que não tem saída mas como o calor é tanto e tão sufocante que vemos uma miragem de um oásis e corremos para ele. São as ilusões das miragens dos desesperados que procuram a saída que afinal de contas é apenas um labirinto.
Chegamos lá e é apenas um muro cinzento escuro que nos obriga a voltar o caminho todo de volta ao ponto de partida. Experimentamos mais uma saída sem ainda nos apercebermos que estamos dentro de um labirinto e andamos, mais um pouco à frente corremos até que damos com uma saída com duas opções ou três e vamos pela que nos apelar mais, mesmo que as ideias estejam todas baralhadas e a roupa colada no corpo do calor e a boca seca. Corremos com todas as nossas forças e fazemos uma pausa, sentindo um relógio que faz tic-tac tic-tac tic-tac e não vemos o ovo do País das maravilhas a fazer malabarismo sobre o muro e a dar-nos conselhos e paramos mais uma vez, coçamos a cabeça transpirada e olhamos para cima e vemos o Sol que queima e procuramos uma sombra.
Passamos a vida nos labirintos escondidos dentro de nós, porque o que vemos cá fora são as miragens. Vivemos a Alegoria da Caverna, porque o que vemos são apenas as sombras do que as coisas realmente são. Mas queremos como as coisas realmente são?
É a eterna pergunta carregada se, e se, e se, e se, mas o que é certo é que andamos rodeados de paredes que constituem isto a que chamamos vida. O relógio stressanos porque não há tempo a perder e cada minuto que se perde é precioso e o tic-tac tic-tac tic-tac continua e voltamos a correr e a depararmos-nos com outra miragem que esconde outro muro que nos barra.
A vida é labirintica e leva-nos aonde não esperamos e só nos apercebemos que lá estamos depois de vermos os seus contornes e mais uma vez estamos na estrada que é parecida com a outra e com o mesmo Sol que nos queima após todos os percursos. A vida é isso mesmo com uma brisa de vez em quando para recuperar o fôlego e continuar mesmo que tenhamos que transpirar para sair de um labirinto que não é mais que um acontecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário