sábado, 23 de janeiro de 2016

Começos . . .

Tudo começa com um sopro de luz e ilumina-se com a baforada tépida de quem quer viver. Um passo de cada vez, um olhar abrangente que cobre o Universo e abarca todo o sentimento do coração.
Tudo começa por uma vontade maior que a vida, mesmo que cobras e lagartos te persigam. O alimento da vontade é a própria vontade de existir.
Tudo começa e depois acaba num momento em que se desconhece e não se prevê, mas todos os fins são apenas novos começos se nos dermos ao trabalho de analisar numa perspectiva optimista.
"Acabámos de começar . . ." não poderia dizer melhor. Tudo termina num começo.
Não acabamos nada, apenas damos uma nova continuação, um diferente seguimento, um diferente caminho, porque tudo continua enquanto estamos vivos.
Os caminhos são seguimentos uns dos outros como num mapa em que existem curvas, várias saídas na mesma estrada que dão continuidade a outras estradas, mas o destino é o mesmo. Podes dizer que existem caminhos mais longos que outros, mas o que se pode descobrir nesses caminhos não pode ser subestimado. Quem sabe se no caminho mais longo não surgem novas oportunidades e quem sabe melhores.
Tudo começa com sopro forte de vontade, de querer, de desejar de concretizar seja lá o motor do desejo, seja qual for o desejo, seja lá qual for a necessidade que expressa seja lá qualquer que for o vazio, seja lá de quem for.
Verdade, mas nunca eterna, tudo precisa de um começo seja ele por que ponto for. Não somos todos diferentes? Não lemos o mundo de forma diferente? Onde está o denominador comum que faz com que todos compreendamos que cada um tem os seus começos numa dada altura e que não tem que ser igual para todos?
Onde está a língua comum que liga as mentes num só entendimento, no que vê e lê os começos da forma correcta, em nome da verdade, em nome de um Deus maior que o que a boca professa? 
Tudo tem o seu começo, tudo começa por um ponto seja ele qual for desde que no fim a coisa faça o desejado sentido. Podemos começar pelo tecto desde que a técnica, mesmo que mais trabalhosa conclua a casa sólida e bem estruturada na base. Os materiais podem permitir esta forma, os meios utilizados podem permitir construir a casa pelo telhado, porque não? 
Onde está a criatividade?
Onde está a aceitação da diversidade?
Onde está a aceitação da diferença?
Onde está o começo?
Tudo tem o seu começo, mas nem sempre é no momento esperado, nem sempre é através do caminho escolhido, nem sempre é através da descoberta no caminho mais curto. Mas quanto tempo levará até ao novo começo ou caminho já traçado?